Administrativo

Tramitação junto ao INPI, Biblioteca Nacional e Escola de Belas Artes

Administrativo

Tramitação junto ao INPI, Biblioteca Nacional e Escola de Belas Artes

Atendimento personalizado e especializado. Todo cliente tem a certeza de que sua marca, patente, software, direito de autor, contrato ou processo judicial, tem toda a dedicação e atenção que merece da nossa equipe.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial, vulgarmente conhecido como INPI, é o órgão responsável pela análise de pedido de registro de marcas, patentes bem como pela averbação de contratos de transferência de tecnologia e franquia, registro de programas de computador, desenhos industriais e indicações geográficas no Brasil.

O Registro de Marca devidamente concedido garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional em seu ramo de atividade econômica, podendo impedir que terceiros a utilizem sem sua prévia autorização.

É preciso uma pesquisa preliminar, onde é possível verificar a viabilidade de se conseguir o registro da marca, se estiver tudo correto começamos o processo, que leva em média alguns meses para a análise técnica total dos examinadores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Por fim, temos o deferimento da marca e respectiva concessão.

A DIFUSÃO é responsável por todo o acompanhamento da marca. Possuímos uma equipe qualificada à cumprir eventuais exigência e apresentar todas as defesas em casos de indeferimento, subsídios ao exame técnico, nulidade e ação de terceiros.

O expressivo número de depósitos de marcas que o INPI recebe anualmente, mostra que o empresariado tem tomado consciência da importância do Registro de Marca, como forma de segurança e reconhecimento empresarial, mas também como prioridade a percepção do consumidor pelo seu produto e/ou serviço – ambos motivos importantes dentro de um mercado cada vez mais competitivo.

PESQUISA DE VIABILIDADE: Entre em contato para que possamos identificar a efetividade do registro da sua marca

START: Vamos iniciar o processo de registro, com a estimativa de investimento e preparo de requerimento.

ACOMPANHAMENTO: Acompanhamos e comunicamos à empresa todos os trâmites que ocorrem ao longo do processo.

MANUTENÇÃO: Contamos com um departamento especializado para resguardar seus direitos contra terceiros.

Todo o processo leva em média alguns meses para a análise técnica total dos examinadores do INPI e o  registro da marca tem validade de 10 anos, prorrogáveis por períodos iguais e sucessivos.

– Cópia do Contrato Social (atos constitutivos) ou inscrição de Empresário Individual (MEI, ME, Firma Individual);

– Número do CNPJ/MF da empresa ou RG, CPF, Comprovante de Endereço (em caso de profissionais liberais) e documentos que comprovem a atividade exercida (ex.: CRECI, OAB, CREA, DRT, Inscrição na Prefeitura, Diploma, etc.);

– Logotipo (se houver);

– Relação completa dos produtos e/ou serviços a serem protegidos pela marca.

ATENÇÃO:

– A validade do registro é de 10 (dez) anos, contados a partir da concessão;

– A prorrogação deverá ser efetuada no último ano de vigência do registro da marca;

Qualquer alteração de nome e/ou sede deverá ser averbada perante o INPI.

É de extrema importância o contato com a nossa equipe para informar devidas alterações, assim como nós sempre estarmos a par das mudanças em seu registro.

Marca

A melhor forma de proteger sua marca no mercado econômico e agregar valor a produtos e/ou serviços

Marca

A melhor forma de proteger sua marca no mercado econômico e agregar valor a produtos e/ou serviços

Patente

Proteger a sua ideia ou criação é a forma mais eficaz de prevenir-se de concorrentes e alavancar-se no mercado

Patente

Proteger a sua ideia ou criação é a forma mais eficaz de prevenir-se de concorrentes e alavancar-se no mercado

De ideias e inventos brilhantes o mundo está cheio, por isso é necessário proteger o seu produto através de uma Patente, é a forma mais eficaz de prevenir-se que concorrentes copiem e vendam o seu produto a um preço mais baixo (hábito normal, já que o concorrente não foi onerado com os custos da pesquisa e desenvolvimento do produto).

A Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos responsáveis pela criação. Em contrapartida, o inventor abre mão da confidencialidade e se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. 

Durante o prazo de vigência da Patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o titular tem o direito de excluir terceiros, sem sua prévia autorização, de atos relativos à matéria protegida, tais como fabricação, comercialização, importação, uso, venda, etc. A proteção conferida pela patente é, portanto, um valioso e imprescindível instrumento para que a invenção e a criação industrializável se torne um investimento rentável.

A Difusão é responsável por todo o acompanhamento da patente. Possuímos uma equipe qualificada à cumprir eventuais exigência e apresentar todas as defesas em casos de indeferimento, oposição, nulidade, caducidade e ação de terceiros.

PI – Privilégio de invenção: Quando o produto ou o processo é completamente inédito, não havendo nada no mercado nem mesmo similar;

MU – Modelo de utilidade: No caso de ser uma inovação perante os outros produtos similares no mercado, ou seja, uma melhoria de algo que já existe.

PESQUISA DE VIABILIDADE: Entre em contato para que possamos identificar a efetividade do registro da sua patente.

START: Vamos iniciar o processo de registro, com a estimativa de investimento e preparo de requerimento.

ACOMPANHAMENTO: Acompanhamos e comunicamos à empresa todos os trâmites que ocorrem ao longo do processo.

MANUTENÇÃO: Contamos com um departamento especializado para resguardar seus direitos contra terceiros.

Todo o processo leva alguns anos para a análise técnica total dos examinadores do INPI e o registro da PI tem validade de 20 anos e a MU de 15 anos.

– Relatório descritivo;

– Reivindicação;

– Desenho e/ou Fluxogramas;

– Resumo;

– Comprovante de recolhimento da retribuição cabível (guia própria do INPI);

– Outros documentos necessários à instrução do pedido, se for o caso (documento de cessão, procuração, documento hábil do país de origem, etc.)

ATENÇÃO:

Trabalhe para apresentar os detalhes técnicos da forma mais clara possível para que o examinador técnico entenda perfeitamente a matéria do pedido e indicar, quando for o caso, a melhor forma de execução;

Atenção para não dar margem para que qualquer concorrente venha reivindicar outro pedido para alternativas da mesma invenção (incluir essas alternativas no seu próprio pedido) ou seja, especificar todas as concretizações do objeto que se deseja comercializar e que estejam dentro do escopo do pedido;

– O concorrente somente terá condições de pleitear algo que seja efetivo avanço em relação à técnica descrita no pedido e não uma variante construtiva do objeto de seu pedido.

O Direito Autoral consiste na proteção e direito concedido ao autor sobre suas obras intelectuais, para que ele possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações, sejam estas literárias, artísticas ou científicas.

Projetos como: livros, apostilas, músicas, personagens, programas de rádio ou televisão, entre outros.

De acordo com a Lei de Direito Autoral nº 9610/98:

Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:

I – os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;

II – as conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza;

III – as obras dramáticas e dramático-musicais;

IV – as obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixa por escrito ou por outra qualquer forma;

V – as composições musicais,tenham ou não letra;

VI – as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas;

VII – as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;

VIII – as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética;

IX – as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza;

X – os projetos, esboços e obras plásticas concernentes à geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e ciência;

XI – as adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova;

XII – os programas de computador;

XIII – as coletâneas ou compilações, antologias, enciclopédias, dicionários, bases de dados e outras obras, que, por sua seleção, organização ou disposição de seu conteúdo, constituem uma criação intelectual.

– Documentos pessoais;

– Obra artística.

ATENÇÃO:

O período para obtenção do Certificado de Registro do Direito Autoral (definitivo) varia entre 6 e 12 meses. O direito autoral é válido por 70 (setenta) anos após o ano subsequente ao do falecimento do autor.

Direito autoral

O bem mais importante de um artista são suas obras. O Direito Autoral protege projetos até décadas após o óbito do criador.

Direito autoral

O bem mais importante de um artista são suas obras. O Direito Autoral protege projetos até décadas após o óbito do criador.

O Desenho Industrial é a proteção do design, resguardando apenas a parte visual do projeto. Diferente da Patente, o Desenho Industrial não protegerá a funcionalidade, e sim a forma estilizada com que este produto se apresenta no mercado.

Parte Documental – preparação da documentação e petições exigidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Parte Técnica – um técnico preparará as reivindicações e desenhos, se necessário, para pleitearmos a exclusividade do projeto. 

Após entrada em poucos meses será concedido, devendo ser prorrogado a cada 5 anos, tendo sua validade máxima de 25 anos.

Desenho industrial

Proteja o design do seu produto, ele é parte fundamental do projeto!

Desenho industrial

Proteja o design do seu produto, ele é parte fundamental do projeto!

Avaliação de Intangível

Avaliação de marcas, patentes, serviços de tecnologia, entre outros bens intangíveis

Avaliação de Intangível

Avaliação de marcas, patentes, serviços de tecnologia, entre outros bens intangíveis

Grandes mudanças nas áreas de economia, tecnologia, sociedade e política são vistas frequentemente. E nas últimas décadas, empresas precisaram adaptar sua estrutura organizacional a fim de acompanhar essas rápidas transformações.

Dentro desse contexto, o ativo intangível passou a ser uma peça fundamental para que as empresas possam levar ao lançamento contábil e ao balanço patrimonial valores mais próximos à sua realidade. Marcas, patentes, tecnologia, P&D, recursos humanos, carteira de clientes, direitos autorais e demais ativos intangíveis possuem um valor que é possível estimar e deve ser explorado por seus titulares.

Atualmente as normas internacionais e nacionais têm aceitado o lançamento contábil desses valores, mediante a Laudo de Avaliação de Intangível, realizado por profissionais especializados.

– Aumento do imobilizado da empresa;

– Aumento do ativo permanente e do patrimônio líquido da empresa;

– Aumento de valor patrimonial de cotas ou ações, permitindo alcançar um maior valor econômico. Redução do grau de endividamento da empresa em consequência do aumento do patrimônio líquido, facilitando a obtenção de crédito junto aos bancos e fornecedores.

A Difusão conta com profissionais especializados com larga experiência na elaboração de Laudo de Avaliação, que avaliam e ajudam a valorizar seu bem maior, A SUA MARCA.

Crie sua marca com credibilidade e beleza que o mercado espera. Nossos parceiros são especializados na elaboração de identidade de sua marca, site e marketing digital.

Quando criamos uma marca, partirmos de uma ideia de um nome, à partir dela é necessário profissionais competentes que possam criar a identidade visual da marca, que é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel.

Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca, a qual seus clientes irem identificar entre todas as demais empresas.

Criação de Marca

Crie a sua empresa com credibilidade e beleza que o mercado espera.

Criação de Marca

Crie a sua empresa com credibilidade e beleza que o mercado espera.

Tecnologia e Software

Pedido e acompanhamento de proteção de Software

Tecnologia e Software

Pedido e acompanhamento de proteção de Software

O registro do software é a proteção total de um programa de computador.

É necessário proteger seu código fonte junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), onde as informações são mantidas em sigilo, impedindo que terceiros tenham acesso ao código fonte protegido, garantindo a sua integridade.

Em paralelo ao registro do código fonte, faz-se necessário proteger toda a apresentação visual do software. Além da última proteção cabível, o nome do programa ou aplicativo. Em alguns casos, após uma minuciosa análise, também é possível a proteção do software como patente.

–  Documentação Técnica;
– Documento de Cessão, no caso de programa feito por encomenda;
– Autorização do autor do programa original, para os casos de obra derivada ou modificada.

Departamento
Internacional

A Difusão conta com uma equipe qualificada e de conhecimento do Protocolo de Madri (WIPO/OMPI), além de correspondentes por todo o mundo, a fim de estender proteção de seus direitos intelectuais ao País que desejar.

Entre em contato com o nosso time para saber mais sobre os nossos serviços

Feito com ❤️ por  Mijias
© 2022 DIFUSÃO Marcas e Patentes – Todos os direitos reservados
CNPJ 38.890.331/0001-17

politica de privacidade